Biomicroscopia

Avalia as estruturas do segmento anterior (córnea, íris, cristalino) e o fundo de olho (nervo óptico e retina central), através de um biomicroscópio, mais conhecido como lâmpada de fenda. A Biomicroscopia de fundo é indicada para avaliar e acompanhar diversas doenças oculares

Mapeamento de retina

O mapeamento de retina, também conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia, é um exame em que o oftalmologista consegue observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens, podendo detectar alterações e permitir a indicação do tratamento.

Ceratoscopia computadorizada

Ceratoscopia Computadorizada, também é chamada de Topografia da Córnea, é o exame que mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias da superfície da córnea, sendo Ceratocone a mais comum. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.

Avaliação para olho seco

Exame que revela a presença de alterações na superfície corneana, nas quais o filme lacrimal se torna incapaz de cobrir e proteger corretamente toda sua superfície.

Teste de adaptação de lentes de contato

Tonometria

Tonometria é o processo de medição da pressão interna do globo ocular. Esse teste é muito comum em pacientes com suspeita de glaucoma.

Topografia de Cornea

O exame permite o diagnóstico e tratamento de uma série de doenças corneanas como astigmatismo e ceratocone, além de ajudar a avaliar se o paciente é bom candidato para a cirurgia refrativa (para deixar de usar óculos).

Retinografia

A Retinografia é um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos.

É utilizado para o acompanhamento e diagnóstico de doenças como a retinopatia diabética, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, entre outras.

Teste de Schirmer

Teste de Schirmer é um teste utilizado na oftalmologia, Optometria e Contatologia para determinar se um olho produz quantidade suficiente de lágrima para mantê-lo lubrificado. O teste é usado quando o paciente apresenta olhos muitos secos ou lubrificação muito intensa dos olhos

É realizado por indicação clinica do oftalmologista para finalidade estética ou em razão de alguma patologia corneana como ceratocone.

Microscopia especular de córnea (Unidades ITAIM e BOS)

O exame de Microscopia Especular da Córnea é um exame não invasivo em que fotografias são tiradas do olho a fim de analisar a anatomia da camada mais interna da córnea, permitindo a análise quantitativa e qualitativa das células da mesma (formato, tamanho, número das células).

Tomografia de coerência óptica (OCT)

(Unidades ITAIM e BOS)

Imagem de um exame de Tomografia de Coerência Óptica de um paciente normal, sem doenças. Entre as setas amarelas está a retina. ... O exame, feito através da pupila, é rápido, indolor, não invasivo e não há contato do aparelho com o olho do paciente.

Pentacam  (Unidades ITAIM e BOS)

O Pentacam faz o mapeamento completo da córnea, como curvatura, espessura e elevações, medição da profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano. Além disso, fornece imagem tomográfica do segmento anterior.

Galilei  (Unidades ITAIM e BOS)

O Galilei (G6) é um tomógrafo de segmento anterior que combina duas Câmeras Scheimpflug e Anéis de Plácido para diagnosticar pré e pós-operatórios de refrativa à cirurgia de catarata

Os demais exames são feitos em todas as unidades