01new14022023.jpg

Biomicroscopia

Avalia as estruturas do segmento anterior (córnea, íris, cristalino) e o fundo de olho (nervo óptico e retina central), através de um biomicroscópio, mais conhecido como lâmpada de fenda. A Biomicroscopia de fundo é indicada para avaliar e acompanhar diversas doenças oculares.

Tonometria

Tonometria é o processo de medição da pressão interna do globo ocular. Esse teste é muito comum em pacientes com suspeita de glaucoma.

Mapeamento de Retina

O mapeamento de retina, também conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia, é um exame em que o oftalmologista consegue observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens, podendo detectar alterações e permitir a indicação do tratamento.

Topografia de Córnea

O exame permite o diagnóstico e tratamento de uma série de doenças corneanas como astigmatismo e ceratocone, além de ajudar a avaliar se o paciente é bom candidato para a cirurgia refrativa (para deixar de usar óculos).

Ceratoscopia Computadorizada

Ceratoscopia Computadorizada, também é chamada de Topografia da Córnea, é o exame que mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias da superfície da córnea, sendo Ceratocone a mais comum. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.

Retinografia

A Retinografia é um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos.

É utilizado para o acompanhamento e diagnóstico de doenças como a retinopatia diabética, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, entre outras.

Mapeamento de Retina

Exame que revela a presença de alterações na superfície corneana, nas quais o filme lacrimal se torna incapaz de cobrir e proteger corretamente toda sua superfície.

Teste de Schirmer

Teste de Schirmer é um teste utilizado na oftalmologia, Optometria e Contatologia para determinar se um olho produz quantidade suficiente de lágrima para mantê-lo lubrificado. O teste é usado quando o paciente apresenta olhos muitos secos ou lubrificação muito intensa dos olhos

Teste de adaptação de lentes de contato

É realizado por indicação clinica do oftalmologista para finalidade estética ou em razão de alguma patologia corneana como ceratocone.

Microscopia especular de córnea

O exame de Microscopia Especular da Córnea é um exame não invasivo em que fotografias são tiradas do olho a fim de analisar a anatomia da camada mais interna da córnea, permitindo a análise quantitativa e qualitativa das células da mesma (formato, tamanho, número das células).

Tomografia de coerência óptica (OCT)

Imagem de um exame de Tomografia de Coerência Óptica de um paciente normal, sem doenças. Entre as setas amarelas está a retina. ... O exame, feito através da pupila, é rápido, indolor, não invasivo e não há contato do aparelho com o olho do paciente.

Pentacam

O Pentacam faz o mapeamento completo da córnea, como curvatura, espessura e elevações, medição da profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano. Além disso, fornece imagem tomográfica do segmento anterior.

Galilei

O Galilei (G6) é um tomógrafo de segmento anterior que combina duas Câmeras Scheimpflug e Anéis de Plácido para diagnosticar pré e pós-operatórios de refrativa à cirurgia de catarata.