Cirurgias

Cirurgia de catarata

A cirurgia de Catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes da atualidade. Consiste na retirada do cristalino (lente natural do olho), para implante de uma lente intraocular.

Transplante de córnea

O transplante de córnea é uma cirurgia que consiste em substituir uma porção da córnea doente de forma total ou parcial de um paciente por uma córnea doadora saudável, a fim de melhorar a visão do paciente ou corrigir quadro de perfurações oculares que ponham em risco a perda anatômica e funcional do olho.

Implante de anel corneano

O anel intra-corneano é uma técnica cirúrgica com finalidade ortopédica. Esta técnica consiste na implantação da órtese no interior da córnea de modo a alterar a curvatura da córnea na quantidade necessária para correção que se deseja obter.

Cross linking

Cross-link de córnea CXL. O “Cross-link ou Corneal Cross-Linking” do colágeno corneano é o mais moderno tratamento do Ceratocone progressivo e da ectasia (distensão da córnea) pós-cirurgia refrativa. 

Lasik

A cirurgia diminui a dependência de óculos ou lentes de contato, podendo inclusive dispensar o uso. Diferente das cirurgias LASEK e PRK, a cirurgia LASIK não faz ablação de superfície avançada, na qual se retira o epitélio da córnea.

PRK

É realizado uma desepitelização ("raspagem") das camadas mais superficiais da córnea.

Após a desepitelização é aplicado o laser que irá corrigir o grau. 

Calázio

A operação ou cirurgia de calázio é geralmente um último recurso no tratamento da doença ou em um calázio de grande tamanho o qual não respondeu a outros tratamentos, pode ser removido cirurgicamente uma vez que a inflamação inicial já tenha diminuído.

Transplante de limbo 

A cirurgia de transplante limbar (transplante de células tronco corneanas) é indicada nas patologias que geram deficiência de células tronco do epitélio corneano, como nos casos de queimadura química ocular, aniridia congênita, Síndrome de Stevens Johnson, Penfigóide Ocular Cicatricial, etc.

Recobrimento conjuntival

O recobrimento conjuntival é utilizado para proteção de organelas oculares, exigido muitas vezes em casos de queimaduras extensas ou ainda para a cicatrização de úlceras que demoram a cicatrizar.

Implante de plug para olho seco

Trata-se de uma anomalia na produção ou na qualidade da lágrima que provoca o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva.O tratamento clínico tem como objetivo principal melhorar a qualidade ou fornecer as substâncias necessárias para a recomposição do filme lacrimal

Tatuagem Corneana

Esta técnica é indicada  melhorar a aparência estética e e suavizar o aspecto esbranquiçado de pacientes que não possuem a visão em um dos olhos, diminuindo a assim, a necessidade do uso de lentes de contato coloridas

Ceratectomia

Procedimento cirúrgico amplamente usado na remoção de cicatrizes corneanas superficiais ou para tratar erosão recorrente de córnea. Também é usado na remoção de cicatrizes corneanas superficiais ou para tratar erosão recorrente de córnea. 

Exerese de pterígio

Existem várias técnicas, a mais utilizada é a retirada do tecido fibroso adjacente (pterígio) e realização de um transplante de conjuntiva, visando recobrir o local da lesão.